Ozzy Osbourne e Steve Vai: O que uma agência de marketing digital pode aprender com eles

Ozzy Osbourne e Steve Vai: O que uma agência de marketing digital pode aprender com eles

Ozzy Osbourne é um dos maiores astros do Rock de todos os tempos, com mais de 50 anos de carreira. Steve Vai, por sua vez, é um dos maiores guitarristas vivos, com uma habilidade que surpreende qualquer um que gosta de música. A colaboração entre eles, que não aconteceu em 1995, ilustra um erro que muitas agências de marketing digital cometem quando começam a atender um novo cliente, ou querem conquistar um.

Quem é Ozzy Osbourne

Ozzy começou sua carreira como vocalista do Black Sabbath, juntamente com o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward. Em 1969 lançaram o álbum auto intitulado, Black Sabbath, um grande sucesso, considerado o marco zero do heavy metal. O Sabbath foi uma das bandas de maior sucesso dos anos 70, com uma influência tão grande na música, e na cultura pop que é até difícil de ser medida.

Os abusos de drogas e bebida fizeram com que Ozzy Osbourne fosse demitido do Black Sabbath em 1979, mas com a fundamental ajuda de sua empresária, que viria a se tornar sua esposa, Sharon Osbourne, Ozzy se reinventou em uma muitíssimo bem sucedida carreira solo, como estrela do reality show The Osbournes, dono e headliner de seu próprio festival de heavy metal, o Ozzfest, e até para voltar ao Sabbath para a turnê de despedida da banda.

Ozzy Osbourne, o Madman, é um caso único, de um artista dos anos 70 que se manteve relevante, capaz de lotar shows em estádios,  por cinco décadas consecutivas, enquanto a maioria de seus contemporâneos, e muitos que surgiram depois dele, inclusive os que fizeram muito sucesso em algum momento, desapareceram ou mantiveram carreiras mais discretas, inclusive financeiramente.

Quem é Steve Vai

Steve Vai é um dos maiores, mais criativos e habilidosos guitarristas de todos os tempos, um exemplo do que acontece quando um talento nato tem acesso à melhor formação teórica possível e se dedica ao extremo.

Steve Vai se tornou famoso ao tocar com o icônico Frank Zappa, passando depois pelas bandas de David Lee Roth, na época em rivalidade aberta com sua ex-banda, o Van Halen e pelo Whitesnake de David Coverdale, de onde engatou uma bem-sucedida carreira solo, que já dura décadas.

A experiência com David Lee Roth tornou Steve Vai mais conhecido do público de heavy metal, fazendo com que, na metade dos anos 80, alguns o chamassem de novo Eddie Van Halen. Mas o próprio Vai, amigo de Eddie desde a época em que tocava com Frank Zappa, rejeitava a comparação, dizendo eu nunca poderia tocar como ele…só um idiota compete com Eddie Van Halen.

Não se considerar tão bom quanto Eddie Van Halen não quer dizer que Steve Vai duvidasse de seu próprio talento. Ele entrou na banda de Frank Zappa ligando insistentemente para a casa do genial músico e compositor. Quando foi finalmente atendido e Frank perguntou o que ele queria, respondeu sem titubear: Quero ser como você.

Famoso pela inteligência e humor ácido, Zappa respondeu que Vai era jovem demais para ser calvo, mas Steve chamou sua atenção ao afirmar que ninguém conseguiria transcrever com tanta perfeição quanto ele as composições de Zappa para uma partitura. E enviou as partituras para Zappa, para provar que era verdade.

Foi assim que Steve Vai conseguiu seu teste na banda de Frank Zappa, que nos álbuns em que Vai participou, o creditava como o cara que toca as partes impossíveis de guitarra. Um reconhecimento e tanto vindo de alguém que criou, além de músicas geniais, frases como “ a mente é como um paraquedas, só funciona se abri-lo.”

Ozzy Osbourne e Steve Vai: Porque a parceria não aconteceu e o que isso pode ensinar sobre o trabalho de uma agência.

Depois dessa apresentação, para quem não conhece a carreira dos dois rockstars, você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o trabalho de uma agência de marketing digital. E a correlação é muito mais óbvia do que parece.

No início da década de noventa, Ozzy Osbourne havia lançado um de seus álbuns de maior sucesso, No More Tears, seguido de um álbum ao vivo, Live And Loud, que o mantinham em evidência mesmo depois do surgimento do Nirvana e do estilo Grunge terem mudado o gosto do público do Rock. Participar de um álbum de Ozzy teria sido um grande negócio para Steve Vai, mesmo com seu currículo e habilidade.

Ambos chegaram a começar a compor juntos, e Vai teria feito o seguinte comentário para Ozzy: You know Black Sabbath’s first album is out of tune? Você sabia que o primeiro álbum do Sabbath está desafinado? E Ozzy respondeu You know what, Steve? It still sells! So what the fuck do you want? Em uma tradução livre, algo como “Quer saber, Steve? Ele ainda vende! Então que porra você quer?

O erro que toda agência de marketing digital precisa evitar

Steve Vai talvez tivesse razão, mas cometeu o erro que muitas agências de marketing digital cometem quando começam a atender um novo cliente. Especialmente se esse cliente está partindo de uma estratégia que era baseada em canais de comunicação e venda offline, e está tendo sua primeira experiência com o marketing digital, mas que antes disso, tinha uma história de sucesso.

Achar supostos defeitos no que foi feito até então, para muitas vezes oferecer como solução para esse defeito algo que a agência vende, não é somente uma atitude arrogante, que muitas vezes pode ofender o cliente, mas muitas vezes um desperdício de tempo e dinheiro, se ele aceitar, para consertar algo que não está quebrado.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *