O posicionamento de marca da Apple é um case único, de uma empresa que é tão amada pelos seus consumidores como é respeitado pelos concorrentes. Como a companhia fundada por Steve Jobs conquistou esse espaço na mente dos consumidores e o que isso tem a ver com sua história e o seu jeito de fazer as coisas é o que vamos analisar.
O Posicionamento de marca da Apple
A Apple é a marca mais valiosa do mundo. Desde 1977 quando lançou o Apple II, primeiro computador “All In One” que se tem notícia, esteticamente muito bonito para a época e diferente de todos os concorrentes, grandes, feios e cheios de fios, a Apple mostrava não só que vinha para ser uma grande inovadora, mas que queria que o mundo inteiro soubesse disso.
Por que a Apple é uma grande inovadora.
A partir do Apple II, vieram produtos como o Mackintosh (1984), O IMac (1998), O Ipod e o Itunes (2.001) e finalmente o IPhone, em 2007.
A característica dos grandes inovadores é não terem medo de seguir pelo caminho que parece mais arriscado, desafiando o status quo e até o aparente bom-senso. E foi isso que a Apple fez com o IPhone. Ela não ajudou que as pessoas fizessem aquilo que já faziam de maneira mais eficiente. Ela fez com que as pessoas fizessem algo que não faziam antes.
Não é exagero dizer que o IPhone concretizou a previsão de Peter Drucker sobre a Internet quando a comparou com a máquina a vapor. Ela inicialmente foi usada para mecanizar a produção industrial e propulsão de navios, permitindo que o que já se fazia, fosse feito de maneira mais eficiente. Foi somente em 1829, com o surgimento da estrada de ferro que a máquina a vapor mudou o mundo, permitindo que pessoas e cargas viajassem grandes distâncias por terra, a uma velocidade impensável para a época.
Guardadas as devidas proporções, foi isso que a Apple fez quando lançou o primeiro IPhone, em 2007, quando todo o mercado de telefones celulares era dominado por aparelhos flip (dobráveis) com teclado físico. O IPhone, não era dobrável e tinha um teclado virtual. Mas estimulou que as pessoas acessassem a internet pelos celulares de uma maneira que não faziam antes.
Toda a economia baseada em aplicativos que conhecemos hoje, com empresas como Uber, Ifood e outras, talvez não existisse. Não é exagero dizer que a Apple mudou o mundo.
Como a história da Apple influi no seu posicionamento de marca.
É impossível contar a história da Apple sem falar de Steve Jobs, seu fundador que além da fortuna, alcançou em vida um reconhecimento que o tornou praticamente um popstar. E que após a sua morte, o alçou à posição de um mito moderno. Sua figura já foi analisada de vários ângulos, em dezenas de livros, vários documentários, e em duas cinebiografias de Hollywood.
A personalidade de Steve Jobs tem muito a ver com a história da Apple e a maneira que as pessoas percebem a marca. E tudo está relacionado à ousadia e ao desejo de ser o primeiro a fazer. Um exemplo desse traço fundamental foi a resposta que Jobs deu quando foi questionado sobre as pesquisas de mercado, que antes do lançamento do IPhone, indicavam que as pessoas queriam celulares flip:
Você não pode simplesmente perguntar aos consumidores o que eles querem e daí tentar dar isso a eles. Assim que você conseguir construir isso, eles já vão querer algo novo. Steve Jobs
Atitude inovadora agrega valor à marca Apple
Os fãs de qualquer outra marca (sim, a Apple é uma das marcas cuja devoção dos consumidores extrapola a mera relação de consumo) poderiam se sentir desvalorizados. Quem sabe até, um pouco ofendidos, ao saber que o homem por trás da marca que eles tanto amam não estava muito preocupado com o que eles pensavam.
Saída da boca de outro CEO, essa frase soaria como indesculpável arrogância e como prova de que ele “sofria” de miopia em marketing. Afinal de contas, o objetivo de qualquer bom gestor de marketing é saber o que o consumidor quer, e dar isso a ele, não é? A comparação mais óbvia seria com a frase atribuída a Henry Ford ”Qualquer cliente pode comprar um carro de qualquer cor que quiser, desde que seja preto”.
Mas a história da Apple e a biografia de Steve Jobs o autorizavam a se posicionar dessa maneira sem parecer arrogante ou “míope”. Porque era isso que os fãs-consumidores esperavam da marca.
O posicionamento da marca Apple e o valor que as pessoas percebem nele.
Você já deve ter lido em vários lugares que a marca Apple oferece elegância, luxo e exclusividade. São atributos que ela sem dúvida tem. Mas por si só, eles não explicam um case de sucesso tão único. Inclusive, porque há outras marcas com esses atributos, mas que não possuem a devoção dos fãs que a Apple possui.
A empresa criada por Steve Jobs tem um espírito desbravador e ousado, que não se contenta em oferecer produtos de design inovador e tecnologia avançada. Ela faz questão de ser a primeira a fazer isso!
Então, o consumidor/fã da Apple não é somente alguém que deseja elegância, luxo e exclusividade. Ele também deseja ser o primeiro a ter tudo isso! Ou, na pior das hipóteses, fazer parte do seleto grupo que é o primeiro a ter acesso às novidades tecnológicas que a Apple lança, como comprovam as gigantescas filas nas Apple Stores, a cada lançamento de uma nova versão do Iphone.